I can't breath!

O caos no suprimento de oxigênio em Manaus

Manaus vivendo a maior calamidade sanitária da pandemia no país, pela segunda vez.

Pobre população manauara. Cidade linda que tive a felicidade de conhecer quando servia à Marinha numa missão Apolog Norte. Uma verdadeira joia incrustada no meio da selva. Prova de como o brasileiro é um povo fantástico, conseguindo colocar uma cidade moderna no meio do nada! E é por aí que começa o problema!

Governar é abrir estradas



Desde Washington Luís que a opção modal dos transportes no país tem sido pelas estradas de rodagem. JK, com seus "50 anos em 5" optou pelo incentivo à indústria automobilística. Os militares, durante o governo do presidente Médici, tiveram a "brilhante" idéia de construir um gigante de 5.000 km chamado transamazônica. Um erro terrível. Serviu para a região nordeste, mas para o que se propunha, levar integração à região amazônica, foi um verdadeiro fiasco. E um erro estratégico: qual a lógica de criar estradas na região do maior rio navegável do mundo (em potencial)?
 Mas Daniel, vai deixar Manaus sem ligação Rodoviária? Por ali, vou!

Hidrovias

Já viram como se transportam cargas pelo rio Amazonas? Saca essa figura:


É assim que as coisas chegam em Manaus! Mas, nem tudo são flores. Navegar no Amazonas não é tarefa fácil. Pergunte a qualquer oficial de Marinha que já serviu por lá. A navegação fluvial é sui generis, mas com nosso potencial, já deveríamos ser os melhores do mundo nisso.

Por que não somos? Releia a sessão anterior "Governar é abrir estradas", eu espero.

Leu? Entendeu porque não somos potência em navegação fluvial? Não? Releia a sessão anterior "Governar é abrir estradas", eu espero.



E agora? Ficou claro? Não? Ô cara! (se ele pode dar piti, eu também posso).



Nunca houve interesse em investir pesado nesse modal, pois as estradas de rodagem geram um mercado consumidor: os carros de passeio. Então, porque investir em ferrovias, hidrovias e estradas, se com estradas, eu resolvo o problema do escoamento da produção e ainda garanto acesso às cidades, gerando uma demanda que não existia. Ninguém iria de São Paulo a Trancoso de carro nos anos 50, mas com carros cada vez mais confortáveis, hoje, qualquer um pode ousar pegar 22h de estradas, bem conservadas na sua maior parte. 



Escassez de recursos

O ministro da saúde demonstrou mais uma vez que sua atuação está mais pautada na política que nas questões técnicas ou logísticas. Ninguém chega ao generalato com tamanha incompetência. É nítido que suas ações são ditadas externamente.
Ninguém com experiência em logística cometeria tamanhas falhas.
Como diz o samba-canção:

… Mas o meu nome

Ninguém vai jogar na lama

Diz o dito popular

Morre o homem e fica a fama…


Se não foi ele, então quem?


Nessa semana presenciamos o resultado da soma de dois fatores escabrosos que acometeram Manaus:

1- A espiral vertiginosa ascendente do número de casos de Covid-19 e consequentemente, de internações hospitalares. Logo, o consumo de oxigênio também aumentou.

2 - As autoridades tiveram tempo, mas não se mobilizaram para evitar que o oxigênio esgotasse.

https://epoca.globo.com/guilherme-amado/procurador-do-am-diz-que-ministerio-da-saude-foi-alertado-quatro-dias-antes-sobre-falta-de-oxigenio-24839277 

A culpa de tudo é do Bolsonaro!

Sozinho não! 

É verdade que ele continua achando que a cloroquina é a salvação, ignorando a vacina, o distanciamento etc. Eu continuo achando que ele tem uma política Tanatocrata, mas ele não está sozinho nessa.

https://www.nsctotal.com.br/noticias/covid-em-manaus-amazonas-desativou-85-leitos-de-uti-entre-julho-e-outubro - Nesse link você pode ver como o governo do Amazonas desativou 85% dos leitos de UTI entre março e novembro de 2020, mesmo vendo que em dezembro os números começaram a crescer.

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/governador-do-am-diz-que-proximos-dias-serao-dificeis-mas-nega-arrependimento-por-ter-revogado-lockdown-24839736 


Essa aqui não vou nem comentar

Com 85% menos leitos de UTI e com todos na rua, fingindo que estão observando as regras de segurança, passando o natal e o réveillon com a vovó e o vovô, não sem dar um confere no forró nesse meio tempo, porque esse ano foi de lascar!  Tragédia anunciada e devidamente ignorada!

Mas fiquem tranquilos! Temos estoque de cloroquina para todos! Tá oquêi?

E a imprensa tá como?


Bastião da democracia! Tá, sei!




Olha a pilha errada aí! 

Comentários